Os painéis solares são considerados uma das partes mais importantes do sistema fotovoltaico, já que é a partir delas que a radiação solar vai ser transformada em energia elétrica para o consumo do proprietário de determinado imóvel. Porém, para que eles alcancem a máxima eficiência e evitar surpresas no momento da instalação, é necessário pensar e planejar a posição em que o painel irá ficar e qual a sua inclinação ideal – já que pode haver mudanças, dependendo do local em que for instalado.

Está gostando do post? Então vem com a gente descobrir um pouco mais sobre esse assunto!

  • A melhor direção para a instalação do painel solar:

É ideal que os sistemas fotovoltaicos que são instalados em solo brasileiro tenham as placas solares voltadas para o Norte, já que Brasil é localizado no hemisfério sul e tem uma posição privilegiada em relação ao sol. Isso tudo é levado em conta devido a trajetória do sol: o caminho que o sol percorre do Leste a Oeste sofre uma pequena inclinação ao longo do dia, para o Norte, sendo mais intensa ao meio dia. Dependendo da estação do ano, essa inclinação pode ser mais acentuada – no caso do nosso país, isso ocorre no inverno.

Figura 1 – Movimentação do sol em estações diferentes.

Normalmente os painéis solares são instalados nos telhados dos imóveis e para que seu rendimento seja o maior possível, o telhado deve ter uma face voltada ao Norte, sem que haja sombreamento nos módulos, por prédios ou árvores.

Figura 2 – Face do telhado voltada para o Norte.

Nos dias de hoje, com a grande disseminação da energia solar muitas casas estão sendo construídas pensando nesse projeto fotovoltaico. Porém, não será um problema caso o seu imóvel tenha uma face apontando para o Norte. Você ainda poderá gerar bastante energia.

Os telhados com face voltadas para o Noroeste ou Nordeste têm perdas de 3% a 8%. Enquanto os telhados com a face apontada para Leste ou Oeste apresentam uma perda de 12% a 20%.

As maiores perdas de geração de energia são consideradas quando o telhado tem a face voltada para o Sul. Por isso não indicado instalar nessa direção, apenas se você morar na região Norte do Brasil.

  • Inclinação dos painéis solares:

Para cada localidade existe um ângulo de inclinação ótimo para os painéis solares fotovoltaicos, o que possibilita um melhor desempenho na geração de energia ao longo do ano. Quando não existe qualquer preocupação com o sombreamento da área delimitada, a determinação do melhor ângulo de inclinação é um problema relativamente simples, que pode ser resolvido por uma análise geométrica das posições da Terra e do Sol, que resulta na famosa recomendação de inclinação próxima à latitude do local de instalação.

Contudo, quando painéis são instalados em fileiras, como nas instalações em laje ou nas usinas de solo, o fato de inclinar os módulos pode produzir sombras nos módulos traseiros.

Figura 3 – Módulos instalados em fileiras com pouco espaçamento produzem sombras uns aos outros.

Dessa forma, o ângulo perfeito de inclinação para uma localidade pode não ser o ângulo perfeito para um determinado projeto. Em usinas de solo e em telhados horizontais (ou lajes) tem-se o problema do sombreamento que as próprias fileiras de módulos causam entre si. A captação máxima de luz agora não está relacionada somente com a inclinação e a orientação dos módulos, mas também com o espaçamento entre as fileiras e suas características construtivas.

  • Como determinar o ângulo de inclinação e a distância entre as fileiras:

A resposta sobre a melhor inclinação e a distância adequada entre as fileiras será diferente para cada localização e para cada projeto específico, o que detém que os fabricantes de estruturas apresentem uma tabela padronizada de inclinações e distâncias – ou até mesmo uma fórmula simples que permita resolver este problema de forma direta.

Nas usinas de solo a distância entre as fileiras deve ser determinada preferencialmente em função da necessidade de circulação. Espaçamentos mínimos em torno de 3 metros são necessários para permitir a circulação de máquinas para a limpeza de módulos e para a manutenção da vegetação (cortes, podas, aterros, etc.). Esse espaçamento é necessário também para evitar que as fileiras causem sombras umas nas outras.

Uma vez determinado o espaçamento adequado, deve-se proceder à determinação do ângulo de inclinação. Nos sistemas fotovoltaicos montados sobre estruturas triangulares (em lajes ou telhados) a determinação do espaçamento não é tão óbvia. A escolha natural seria um espaçamento grande, que evitasse a ocorrência de sombras. Porém, em lajes planas (ou telhados metálicos com pouca inclinação), a área disponível é limitada. Um grande espaçamento entre fileiras não é desejável em função da limitação da quantidade de painéis na área disponível.

É indicado que os sistemas fotovoltaicos tenham uma inclinação equivalente a latitude. Por exemplo, se você mora na cidade de São Paulo onde a latitude é de aproximadamente 23º, é indicado que os painéis solares sejam instalados com uma inclinação de 23º.

Figura 4 – Posição do painel e seu aproveitamento de energia.
  • Benefício de um bom posicionamento dos painéis solares fotovoltaicos:

Um bom posicionamento das placas solares garante a redução da quantidade de painéis no projeto e a sua maior eficiência. Um dos maiores índices de reclamação dos clientes que possuem energia solar é o baixo rendimento da usina, causado pelo posicionamento errado das placas. Por isso, é de extrema importância um bom dimensionamento do sistema solar por uma empresa qualificada.

Com os painéis instalados voltados para o norte e com a inclinação correta, seu sistema fotovoltaico irá trabalhar com máxima eficiência, o que garante a geração máxima de energia para o consumidor.

Essa eficiência faz com que, em determinados casos, não sejam necessários tantos painéis solares fotovoltaicos para se atingir a geração de energia que será consumida pelo cliente.

Curiosidades: A Saluz Engenharia já foi contratada para aumentar o sistema de outras instalações, pois as placas foram mal dimensionadas. Não gerando assim a quantidade solicitada pelo cliente. Faça seu projeto com uma empresa comprometida com a qualidade, profissionalismo e a satisfação do cliente!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilha com os amigos e segue a gente nas redes sociais para ficar ligado em mais assuntos: @saluz_engenharia!

Referências:

Minha casa solar – http://blog.minhacasasolar.com.br/posicao-do-painel-solar/#:~:text=Inclina%C3%A7%C3%A3o%20dos%20pain%C3%A9is&text=%C3%89%20indicado%20que%20os%20sistemas,com%20inclina%C3%A7%C3%A3o%20de%2023%C2%B0.

Canal solar – http://blog.minhacasasolar.com.br/posicao-do-painel-solar/#:~:text=Inclina%C3%A7%C3%A3o%20dos%20pain%C3%A9is&text=%C3%89%20indicado%20que%20os%20sistemas,com%20inclina%C3%A7%C3%A3o%20de%2023%C2%B0.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

WhatsApp chat