Os custos em relação a mobilidade estão cada vez mais altos, principalmente quando se trata de veículos. Além de tudo isso, já foi confirmado pela ciência que a grande circulação de automóveis nos centros urbanos gera a emissão de uma extensa quantidade de gases poluentes, prejudicando bastante o meio ambiente. Pode parecer um sonho distante, uma realidade utópica, que haja um automóvel capaz de economizar no “combustível” e que seja sustentável, não é? Parece que não…

Os carros elétricos já são conhecidos e apreciados no mercado automobilístico internacional a um tempo. O mercado de carros elétricos no Brasil ainda é pequeno, devido aos poucos incentivos e isenção de impostos ofertados, porém aos poucos esse comércio vem ganhando espaço dentro do cenário automotivo. Das 559 unidades vendidas em 2019, passamos para 857 em 2020: um crescimento de 53,3%. E o que é um carro elétrico? Um carro elétrico é um veículo automotivo para transporte de carga e/ou de pessoas com propulsão elétrica – ou seja, seus motores são movidos à base de eletricidade. A abreviatura usual e internacional é (B)EV do inglês (Battery) Electric Vehicle. Os veículos elétricos fazem parte do grupo dos veículos denominados zero emissões, que por terem um meio de locomoção não poluente não emitem nenhum gases nocivos para o ambiente, nem emitem ruído considerável, uma vez que motores elétricos são mais silenciosos que motores de combustão interna (por gasolina, álcool ou diesel, por exemplo…) Ou seja, podemos considerar que os carros elétricos são mais rentáveis pelo simples fato de serem abastecidos por uma fonte tão “cotidiana”, a eletricidade. Mas aí é que está: o consumo de energia é grande para abastecer um veículo desse tipo? Com a energia fotovoltaica, é possível economizar ainda mais com essa fonte renovável e limpa.

Figura 1 – Carro elétrico recarregando sua bateria
  • Os benefícios dos veículos movidos a energia elétrica:

Hoje em dia, nas grandes metrópoles, o trânsito frequente e poluição abundante andam lado a lado e são uma realidade que muitos indivíduos têm que lhe dar. Segundo o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo, divulgado em 2017, apenas os carros particulares são responsáveis por cerca de 73% dos gases de efeito estufa lançado pelos veículos, ao mesmo tem em que carrega apenas 30% dos passageiros. De acordo com a Prefeitura da mesma cidade em 2011, todo o setor transportes era responsável por cerca de 61% dos lançamentos dos mesmos gases.

Os dados apontam que, quanto mais carros nas ruas, mais poluição há. Isso é um reflexo da estrutura dos principais tipos de veículos, ainda muito comuns no mundo, os com motores a combustão. Por utilizarem a queima combustíveis fósseis – álcool e gasolina, por exemplo – para alimentar o funcionamento geral, acabam produzindo “restos” como o gás carbônico, lançado diretamente na atmosfera. Para reverter esse cenário, o principal desafio para os próximos anos é desenvolver e popularizar modelos de carros com motores elétricos, que eliminam a queima e a consequente produção de gases.

Figura 2 – Trânsito e poluição.

Em comparação aos automóveis convencionais, os que são movidos a eletricidade são melhores quando se trata de sustentabilidade. Sua emissão de gases poluentes é zero, além de ser um carro silencioso – reduzindo também a poluição sonora no trânsito – e econômico. Para completar, não há gastos com manutenções, como a troca de óleo.

As montadoras de automóveis estão apostando na sustentabilidade de seus veículos. A Volkswagen, por exemplo, destinou 20 bilhões de Euros como investimento para que os automóveis de suas 12 marcas tenham modelos que utilizem energia limpa. Temos também a Tesla, que comercializa automóveis elétricos e promete avanços tecnológicos, como recarregar um carro em 5 minutos com seus carregadores.

  • Os benefícios da energia solar fotovoltaica:

Existem várias fontes de geração de energia elétrica, sendo renováveis ou não. Entre elas, algumas podem agredir o meio ambiente, como as usinas de carvão. A energia solar, além de ser de uma fonte renovável, também é uma energia limpa. Uma das maiores características da energia solar é que podemos considerar ela como uma “grande amiga” do meio-ambiente.

Investir em equipamentos de captação da radiação solar para transformar em energia elétrica é uma excelente forma de economia. Por meio do equipamento, a energia produzida pelos painéis solares é enviada à concessionária que converterá essa energia sobressalente em créditos que podem abaixar o valor final da sua conta de luz.

A instalação pode ser feita no telhado de sua casa ou um local designado do seu terreno. Além disso, os painéis solares são modulares, facilitando sua ampliação caso seja necessário aumentar a geração de energia.

  • A relação entre os carros elétricos e a energia solar fotovoltaica:

Os custos dos equipamentos de energia fotovoltaica e um veículo elétrico podem parecer altos – e são! Mas, podemos encarar isso como um ótimo investimento. O valor cobrado em sua conta de luz pode chegar a ser a tarifa mínima da concessionária, que fica próxima dos R$ 60,00, se a geração de energia de sua residência for maior que o gasto. Sendo assim, com um carro elétrico, é possível transitar sem muitos gastos com combustível. Ou seja, a junção desses dois pode gerar uma grande economia futura no seu bolso, sem falar da ajuda que você estará oferecendo ao meio ambiente – já que ambos trabalham de formas não poluentes.

Notícias importantes (e muito legais) sobre automóveis elétricos e energia solar fotovoltaica:

  1. Pernambuco terá estrutura para abastecer veículos elétricos:

Será possível sair do Recife até cinco outras capitais nordestinas utilizando carro elétrico. O primeiro corredor de mobilidade elétrica do Nordeste está sendo desenvolvido pela Neoenergia, empresa que controla a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), e será o maior do Brasil quando concluído, no final do primeiro semestre de 2021. Irá conectar as capitais Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Aracaju (SE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB). O Corredor Verde é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da companhia em investir no estímulo de utilização de veículos elétricos e no processo de descarbonização da economia. O projeto terá mais de 1.100 quilômetros de extensão e uma estrutura que contará com 18 pontos de abastecimento ao longo das vias que ligam os estados e em áreas urbanas. Em Pernambuco, serão instalados quatro eletropostos de abastecimento em três municípios ainda no primeiro semestre de 2021. A previsão é que sejam um na cidade de Escada, na Zona da Mata Sul, um em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e dois em shopping do Recife. (Leia na íntegra: https://servicos.celpe.com.br/sala-de-imprensa/noticias/Paginas/pernambuco-tera-estrutura-para-abastecer-veiculos-eletricos.aspx)

  • Energia solar é a aposta para carregar carros elétricos em Fernando de Noronha:

A partir de 10 de agosto de 2022, estará proibida a entrada de qualquer novo veículo que não seja 100% elétrico em Fernando de Noronha, pertencente ao Estado de Pernambuco. A iniciativa parte da lei do Carbono Zero, com o intuito de proteger um dos lugares mais exclusivos do Brasil de emissões de poluentes, uma vez que o número de visitantes subiu para 100 mil pessoas anualmente, ou seja, 13% a mais que o limite proposto no plano de manejo do arquipélago. (Leia na íntegra: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/energia-solar-e-aposta-para-carregar-carros-eletricos-em-fernando-de-noronha.html)

  • Carro elétrico movido a energia solar carrega as baterias enquanto anda:

No verão da Europa, uma empresa sediada em Munique, na Alemanha, resolveu aproveitar o sol forte para testar o projeto de sistema de recarga do carro Sion, um veículo elétrico movido a energia solar. Neste carro, é possível carregar as baterias enquanto está dirigindo. (Leia na íntegra: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/carro-eletrico-movido-a-energia-solar-carrega-as-baterias-enquanto-anda.html#:~:text=A%20grande%20novidade%20do%20carro,Km%20por%20dia%20de%20gra%C3%A7a.)

Gostou do nosso conteúdo? Compartilha com os amigos e segue a gente nas redes sociais para ficar ligado em mais assuntos: @saluz_engenharia!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

WhatsApp chat